terça-feira, 27 de maio de 2014

Preparando uma Horta na Escola - Como fazer uma horta?


Os benefícios de se ter uma horta na escola são muitos. Além de favorecer uma mudança saudável de hábitos alimentares para todo um grupo escolar, essa iniciativa também influência o respeito a diversidade cultural e a preferência alimentar regional. Mas antes de fazer tudo isso, a horta precisa ser criada. A seguir, acompanhe um pouco o passo a passo do surgimento de uma horta escolar.

1º Passo: Escolha do local
É muito importante achar um lugar ideal para começar todo o processo. O indicado é que o terreno seja plano e com constante visita do sol, as plantas precisam de fotossíntese, não é mesmo? Não podemos esquecer que é extremamente importante ter o acesso fácil de uma boa quantidade de água.

2º Passo: Ferramentas
Bom, o que mais ajuda na construção de uma horta além de alguém, são as ferramentas. As mais comuns são as enxadas, os ancinhos, as pás e os regadores (fora todo o equipamento de proteção).
São materiais indispensáveis para esse processo. 

3° Passo: Preparo do Terreno
Esse é um passo delicado, mas não é difícil. É necessário o manejo adequado do solo para que nossas hortaliças possam crescer saudavelmente. Não se pode deixar passar o estudo do terreno, caso este precise ser alterado e suas impurezas eliminadas.

4º Passo: Escolha das hortaliças
Bom, essa é parte mais simples do processo. Só precisamos ter em mente na hora da seleção de nossas sementes as seguintes informações: o que a escola está precisando e a disponibilidade regional de sementes. Por exemplo, fica muito mais fácil você selecionar sementes que são características da sua região, assim é mais simples encontra-las e para não haver o desperdício, plante coisas que sua escola vai realmente usar.



5°Passo: Preparo do Canteiro
Revira-se a terra uns 15cm normalmente ou se faz isso de acordo com o que será plantado. Também é importante demarcar o canteiro, podendo usar cordas, linhas ou estacas nesse papel.

6° Passo: Adubação do Canteiro
Esse passo, assim como anterior, depende muito do tipo de hortaliça plantada. Cada especie precisa de uma certa quantidades de nutrientes, sendo assim é necessário conhece-las para que a adubação saia em ordem, suprindo as necessidades das plantas.

7º Passo: Covas e seu preparo
É importante fazer as covas com antecedência. Pode-se variar o espaço entre elas, depende também do que será plantado. Costumam ter a dimensão de 20x20cm ou 30x30cm de largura e 20 a 30cm de profundidade.

8° Passo: O cuidado com a horta
Depois de tudo pronto, a estrutura e o plantio, sua horta passa a precisar de muita atenção agora. É necessário regala pelo menos duas vezes ao dia, mante-la sempre limpa e repor sempre o adubo logo a pós a colheita.

9° Passo: Colheita
E falando em colheita, devemos ter muito cuidado com esse passo, pois ele deve ser feito no tempo certo, caso contrario, pode haver muito desperdício. Algumas hortaliças demoram a amadurecer mais que as outras ou vice-versa, é necessário ter cuidado com isso. Fique atento!


E é isso! Se você se interessar por também produzir uma horta, seja ela na escola ou no quintal da sua casa, espero que esses passos tenham te ajudado. É indicado que você pesquise mais sobre esse processo, principalmente como funciona cada hortaliça, pois assim evitaremos as perdas!

Um comentário: